terça-feira, 8 de setembro de 2015

ARDUINO + ANDROID + BLUETOOTH

Boa tarde pessoal,

Como já disse anteriormente, estou fazendo meu Trabalho de Conclusão de Curso do meu técnico, e estou usando o Arduino juntamente com uma plataforma Android e um módulo bluetooth. Como não tenho conhecimento em programação para desenvolver meu próprio aplicativo, resolvi pesquisar o melhor aplicativo disponível na internet para poder usa-lo.
Durante uma longa pesquisa, descobri diversos bons aplicativos, mas, como nada é perfeito, cada um te seu lado negativo. O aplicativo que mais atendeu minhas necessidades foi o Arduino Controller (que pode ser encontrado na Google play clicando aqui). Com esse aplicativo, é possível utiliza-lo com o Arduino UNO, MEGA ou então o MICRO. A maioria dos aplicativos que encontrei funcionam apenas com o UNO, e é possível controlar apenas poucas portas (geralmente 8), e você fica limitado ao uso apenas de relés, por causa de sua programação. Com o Arduino Controller, se utilizado com o UNO, ou com o MICRO, você tem controle total da porta 2 até a porta 13. Já com o Arduino MEGA, pode-se controlar da porta 2 até a 49. Esse é o grande diferencial dele, pois você tem uma possibilidade muito maior de controle de portas, e pode-se conectar quase qualquer coisa nelas. O único lado negativo que pude perceber, comparado a outros aplicativos semelhantes, é que não temos a possibilidade de alterar o nome das portas para identifica-las melhor. Se você estiver utilizando o Arduino MEGA, por exemplo, você precisa se lembrar o que tem conectado em cada porta para que se possa acioná-la corretamente. Em outros aplicativos, temos essa possibilidade de alterar os nomes, mas como eu disse, não temos tantas possibilidades. Vou utilizar esse aplicativo no meu projeto, pois foi a melhor opção gratuita que encontrei. Se alguém tiver alguma sugestão de outro bom aplicativo (tanto gratuito quanto pago), pode deixar aqui nos comentários.

Em breve farei um post exclusivamente para meu projeto.
Qualquer dúvida deixe nos comentários ou mande no e-mail se preferir.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário