domingo, 6 de setembro de 2015

PRIMEIRO PROJETO - BLINK

Boa tarde,

Você que acabou de comprar seu arduino e já quer começar a brincar com ele, mas ainda não tem muita noção, confira esse post para começar a das seus primeiros passos! Se você ainda não sabe qual arduino comprar confira nosso post falando sobre os principais modelos.

Você provavelmente já deve ter procurado um pouco (ou bastante) sobre Arduino na internet, e na maioria dos sites você deve ter encontrado falando sobre esse tal de "Blink". Normalmente ele é a primeira coisa que você aprende quando começa com o Arduino. Ele consiste em acender um LED durante 1 segundo e depois apaga-lo durante mais 1 segundo, e ele fica repetindo essa ação infinitamente. Ele pode até parecer algo besta, que não tem muita importância, por ser muito simples, mas ele merece atenção pois analisando ele, podemos aprender a base de qualquer código.


O código é bem pequeno e simples, mas perfeito para começar:

-------------------------------------------

void setup() {
    pinMode(13, OUTPUT);
}
void loop() {
  digitalWrite(13, HIGH);
  delay(1000);            
  digitalWrite(13, LOW);  
  delay(1000);            
}

-------------------------------------------

No "void setup() {"  é o local do código onde são colocadas as configurações inciais, que serão lidas pelo arduino apenas uma vez. Nesse caso, temos escrito "pinMode(13, OUTPUT);". Estamos declarando a porta digital 13 como saída, ou seja, o arduino enviará algo através dessa porta, não receberá algo de um componente externo.
Já o "void loop() {" é o local do código onde serão colocadas as informações que o arduino ficará lendo repetidamente e infinitamente, enquanto estiver ligado.
Na 5ª linha do código, temos escrito "digitalWrite(13, HIGH);". Estamos dizendo para o arduino mudar o valor lógico da porta 13 para 1 (HIGH), ou seja, ligada.
Na 6ª linha temos "delay(1000);". Nessa linha, estamos falando para ele dar um delay 1000 mili segundos, ou seja, 1 segundo. (a indicação de tempo sempre será feita em mili segundos).
Na 6ª linha temos "digitalWrite(13, LOW);". Estamos dizendo para o arduino mudar o valor logico da porta 13 para 0 (LOW), ou seja, desligado. E, por fim, na 7ª linha damos mais 1 segundo de espera, antes do processo começar tudo novamente.

Você pode encontrar esse código na propria IDE do arduino, entrando em Arquivo > Exemplos > Basics > Blink



Esse código, para ser testado, você precisará apenas de seu Arduino e 1 Led.
Basta conectar o terminal negativo do led (o terminal mais curto. Se os terminais estiverem do mesmo tamanho, o negativo é o lado que possui um chanfrado na "cabeça" do led) ao pino GND do Arduino, e o terminal positivo na porta 13, como na imagem abaixo:

Após o led conectado ao arduino, conecte o arduino em seu computador e, na IDE, verifique se o modelo selecionado, corresponde ao seu, no menu Ferramentas > Placa. Se estiver selecionado outr modelo, apenas clique no modelo que você estiver utilizando.
Após verificar a placa, verifique a porta serial no menu Ferramentas > Porta. Geralmente, é a ultima porta, e ele identifica a placa:



Caso não esteja aparecendo em qual porta serial seu arduino está conectado, basta ir no Menu Iniciar, pesquise Gerenciador de Dispositivos clique. Abrira uma lista. Nessa lista procure Portas (COM E LPT) e clique, então aparecerá seu arduino e a porta COM em que ele esta conectado. Se ele não aparecer, certifique-se que ele esta corretamente ligado ao computador. Se isso persistir, significa que o driver de seu arduino não foi instalado corretamente.


Após verificar a porta e a placa, esta na hora de colocar para funcionar. Para isso, basta clicar nos dois botões que se encontram no canto superior esquerdo da sua IDE.
O primeiro serve para verificar o código, ele detecta se há algum erro de escrita.
O segundo compila o código para p arduino.
Após verificado e compilado, o arduino começará a executar o que você o programou.



Confira em funcionamento:



Com esse simples código de apenas 09 linhas, pudemos aprender as funções básicas necessárias para qualquer código que iremos fazer futuramente. 

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida deixe nos comentários ou me envie pelo e-mail.

Abraço.



Um comentário: